A Segurança do Trabalho representa um conjunto de medidas que empresas devem seguir com o intuito de minimizar ao máximo o número de acidentes e doenças em locais de trabalho (ocupacionais) e também proteger a integridade o trabalhador.
Implantar a Segurança do Trabalho em uma empresa pode trazer inúmeros benefícios. Devido suas políticas de prevenção estarem ligadas diretamente a outros indicadores de empresas, por exemplo a produtividade, organização, reputação e as despesas.
Existem varias medidas sobre como implantar a Segurança no Trabalho em uma empresa. São medidas que uma vez adotadas, farão com que a empresa alcance uma maior segurança ao ambiente de trabalho, uma satisfação e consequentemente uma eficiência maior em todos os sentidos.
1º Passo: Disponibilizar treinamentos para seus colaboradores;
Esse é o primeiro passo para que se garanta a excelência e eficiência de qualquer ação prevista na segurança do trabalho. Os colabores de todos os setores devem estar instruídos e preparados para agir de maneira adequada em uma situação emergencial, isso só é possível por meio dos treinamentos realizado por um profissional da área qualificado.
2º Passo: Desenvolver uma análise de riscos;
Uma outra medida muito importante para a segurança no trabalho é analisar continuamente, cada risco em cada atividade de uma empresa.
Vamos usar uma empresa de transporte de cargas por meio de rodovias, é necessário que fiquem atentos aos números de acidentes com caminhões, número da ocorrência de roubos de cargas entre outras coisas a mais.
3º Passo: Avaliar a qualidade do trabalho;
Para a total eficiência da segurança do trabalho é necessário que esteja em constante avaliação. Os colaboradores da empresa devem ser analisados para que sejam identificados os pontos que precisam de uma maior atenção, e as medidas serem tomadas. Por exemplo a forma que se portam realizando uma tarefa que ofereça risco.

4º Passo: Não deixar nenhuma ocorrência sem solução;
Isso é um erro muito ocorrente cometido por muitas empresas no momento de lidar com um incidente. Por menores que sejam os problemas não devem ter suas soluções esquecidas. Essa é uma atitude muito prejudicial a empresa, para que não afete a segurança no trabalho é ideal que todos problemas sejam tratados como tal e sejam solucionados o mais rápido possível para evitar seu agravamento.
5º Passo: Certificar-se se os colaboradores estão cumprindo as normas;
É preciso uma fiscalização contínua para certificar-se se estão cumprindo com o que foram instruídos nos treinamentos propostos.
É importante que os gestores testem os EPIs usados, averiguem se as jornadas de trabalho estão sendo respeitadas e principalmente se as normas estão sendo cumpridas.
Fontes: (Cobli Blog/ Freepik)